-->

10 de fevereiro de 2011

Vamos falar de ...

                                              Varizes



Descrita tecnicamente por Doença venosa superficial dos membros inferiores, as varizes são uma causa de muitos transtornos e ausências anuais no local de trabalho e uma limitação no desenvolvimento das tarefas diárias, pelo que vale a pena saber mais acerca desta patologia limitativa da qualidade de vida.

Descrição:
Como as veias dos membros inferiores têm a função de conduzir o sangue até ao coração, ao existirem obstruções nas válvulas que impedem o retorno venoso para os pés, o sangue não progride devido à insuficiência das válvulas que não fecham adequadamente e evitam que o sangue progrida.

Nesta sequência, a quantidade de sangue aumenta no local da obstrução e estagna fazendo com que as veias se dilatem e deformem tornando-se visíveis e com um aspeto sinuoso.

Tipos de varizes:
Aquilo a que vulgarmente se designa por “derrames” que, tecnicamente tem o nome de Telangiectasias, que se caraterizam por pequenas veias que aparecem por baixo da pele e se apresentam como pequenas linhas avermelhadas e sinuosas semelhantes a ramificações de uma árvore.

Aparecem sem aviso e com maior frequência nas zonas das coxas, pernas e tornozelos. As varizes propriamente ditas, que se descrevem cientificamente como Veias varicosas, são veias dilatadas, tortuosas e alongadas, de maior ou menor calibre e profundidade.

A sua tonalidade é azulada e resultam da falência valvular e perda da tonicidade e elasticidade da sua parede.

Causas:
A doença venosa dos membros inferiores é uma das doenças crónicas mais frequentes na população portuguesa, calculando-se que, a partir dos 50 anos de idade, cerca de 50% da população sofra desta patologia.

Em regra, as mulheres são mais afetadas do que os homens, devido à ação das hormonas sexuais femininas, ao uso de anticonceptivos orais, tal como a pílula, à existência de menor massa muscular e à gravidez.

De um modo geral, os principais fatores para o desenvolvimento das varizes são de ordem genética ou hereditária.

Esta herança familiar dá lugar a uma diminuição da resistência das paredes das veias tornando-as mais frágeis e menos resistentes.

Ao mesmo tempo, existem outros fatores que podem fazer desencadear varizes, tais como o tabagismo, a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, o excesso de peso, a permanência prolongada na posição de pé ou sentada e atividades em que é necessário realizar grandes esforços, tal como acontece em muitas profissões.

Sintomas:
No início da doença venosa dos membros inferiores as queixas mais frequentes são a sensação de cansaço, peso e dor nas pernas, prurido, edema (inchaço) dos pés e tornozelos, dormência e cãibras em, particular, durante a noite.

Estas queixas agravam-se após períodos prolongados na posição de pé e melhoram durante a noite.

Vão-se agravando com o tempo e com a idade, a menos que se tomem medidas de prevenção ou um tratamento adequado. Se não tratadas podem dar origem a úlceras de difícil tratamento.

Em casos graves podem contribuir para a incapacidade para o trabalho ou desenvolver tarefas domésticas.

Prevenção:
Apesar da hereditariedade ser um fator decisivo para o surgimento das varizes, na realidade é possível atenuar esses sintomas ou mesmo preveni-los.

Evitar os comportamentos de risco é sempre o primeiro passo a dar nesta problemática, sabendo que o tabagismo, o alcoolismo, os esforços em excesso, as rotinas e o desgaste físico em excesso, sobretudo na mesma posição (de pé ou sentado por período prolongados ao longo do dia) são causas comprovadas, é importante reduzir os riscos e ter em conta a importância do exercício físico adequado a cada caso e orientado pelo médico especialista, repousar as pernas no final do dia num plano mais elevado, massajar os membros inferiores e caminhar cerca de 30 minutos por dia ao ritmo sugerido pelo especialista, já que ajuda a circulação sanguínea para além de outros benefícios.

O controlo do peso é outro fator importante, tal como a ingestão de líquidos e o acompanhamento médico especializado pode evitar o agravamento da situação.

Tratamento:
Atualmente já existem algumas soluções que melhoram substancialmente o problema das varizes e acrescentam significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Para uma melhor opção, recomenda-se a visita a um especialista que, certamente indicará a melhor terapia a adoptar em cada caso em concreto.

Refira-se que, a cirurgia estética e a fisioterapia têm dado importantes avanços no tratamento das varizes, pelo que, o primeiro passo é consultar a especialidade e iniciar um processo de tratamento adequado.

Entenda este artigo como um mero despertar para o problema e nunca um meio de diagnóstico ou uma forma de evitar uma consulta médica especializada.
in http://www.algarveprimeiro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário