-->

12 de dezembro de 2010

Actividades para os mais novos - Férias de Natal

Aproximam-se dois momentos muito ansiados pelos mais pequenos – as férias escolares e o Natal. Atentos a isto, deixamos aqui algumas ideias para fazer nestes dias que estão quase a chegar e que prometem ser de grande diversão.
 

Presépio gigante Penela acolhe, mais uma vez, o maior presépio animado de Portugal. Até 2 de Janeiro, decorre mais uma edição deste evento onde os visitantes podem apreciar o maior presépio animado do país com cerca de 500 m2 e mais de 100 bonecos animados. Para além do presépio, há ainda uma série de outros espaços direccionados às crianças como é o caso da Granja da Bicharada que recria o ambiente de uma quinta; o Disco Kids onde predomina a música ou ainda o Mercadinho de Natal onde se poderão adquirir produtos de agricultura biológica e de artesanato.
Penela Presépio
Castelo de Penela
 

Fazer presentes
Em tempos de crise nada melhor do que fazer as nossas próprias prendas de Natal. É esta a proposta da Oficina de Presentes do Museu Nacional do Traje e da Moda que decorre entre os dias 20 e 24 de Dezembro. Para se inspirarem para a elaboração dos presentes, as crianças são convidadas a descobrir as peças existentes na colecção do museu. A oficina realiza-se de segunda a sexta, entre as 09h00 e as 17h30, e dirige-se a miúdos dos 5 aos 15 anos de idade.
Museu Nacional do Traje e da ModaLisboa
Tel: 217543924
E-mail: mntraje.vitoroura@imc-ip.pt
 

Olh’ó passarinho!
Para estas férias de Natal, o Centro Português de Fotografia, no Porto, preparou uma oficina de fotografia direccionada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. Ao longo de três dias (20, 21 e 22 de Dezembro) vai ser possível perceber como funciona esta arte através da aprendizagem de questões tão diferentes como as sombras, as cores primárias e secundárias, as lentes e a decomposiçãoda luz. A participação nesta oficina é gratuita mas é necessária inscrição prévia até 16 de Dezembro.
Centro Português de FotografiaPorto
 

Comunicar o Natal
Também o Museu das Comunicações tem uma ideia engraçada para estas férias de Natal – comunicar a quadra natalícia. É uma oficina criativa na qual os mais pequenos vão poder compor mensagens recorrendo aos meios disponíveis no museu desde papel de carta e canetas, passando pelos telefones, a rádio e até mesmo a televisão. Até um estúdio à disposição! A oficina chama-se Partilha com o Mundo e realiza-se nos dias 20 e 21 deste mês. A participação custa 15€.
Museu das Comunicações
Lisboa
Tel: 800215216
 

Na cozinha
Agora uma oficina à volta dos tachos. Que tal aprender a cozinhar e fazer um brilharete na ceia de Natal? Boa ideia? Então toca a inscrever os mais pequenos no ateliê A Cozinha Não Morde, em Cascais. São dois dias de animação totalmente dedicados à culinária nos quais os participantes, para além de cozinhar, claro, terão que ir à horta buscar os legumes e as ervas aromáticas e ao mercado procurar o melhor peixe a carne mais saborosa para confeccionar. A iniciativa tem a duração de dois dias, das 10h00 às 17h00
A Cozinha Não Morde
Av. da Argentina, 21
Cascais
Tel: 919177177
 

Para os Indianas Jones
Por fim, damos-lhe nota das actividades que vão decorrer no Núcleo Museográficodo Casal da Falagueira, na Amadora. Para quem gosta de arqueologia e se interessa por descobrir o passado dos povos, este é um dos locais indicados para passar as férias escolares. O núcleo preparou uma série de iniciativas que unem o lúdico ao pedagógico e que, com certeza, vão agradar aos mais pequenos. Para meninos dos 6 aos 12 anos de idade.
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Amadora
Tel: 214986 70
E-mail: museu.arqueologia@cm-amadora.pt











 


 


 


 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário