-->

13 de janeiro de 2011

Fins de semana com os pequenos em 2011

Virou o ano, vira-se a página
A editora Bags of Books, sediada na Gafanha da Nazaré, Aveiro, surgiu há pouco tempo para marcar pontos no universo da literatura infanto-juvenil. E surgiu para quem? Para os mais novos e para os adultos que sofrem de um saudável complexo de Peter Pan. Para quê? Para os encher de (bons) livros.

Para já, foram lançados os títulos Depois do Natal – de louvar o timing deste título – e O Meu Amor, de Beatrice Alemagna. Ambos custam 15 euros. Para Fevereiro, estão previstos três lançamentos: O Ladrão de Galinhas, de Beatrice Rodriguez (15 euros); Saudade - Um Conto para Sete Dias, de Claudio Hochman (15 euros); e Operação Super Lâmpada, de Loreto Salinas (12 euros).

Os cinéfilos do futuro



Cinéfilo que é cinéfilo ama a Cinemateca, em Lisboa. E como filho de peixe, peixinho é, cinefilozinhos em potência amarão a Cinemateca Júnior, situada no Palácio Foz, em plena Praça dos Restauradores. E este mês, há motivos para isso. Todos os sábados, são exibidas películas para serem vistas em família. Dia 8, pode ver o clássico de Steven Spielberg: E.T., o Extraterrestre. No fim-de-semana seguinte, é a vez dos 101 Dálmatas invadirem o ecrã, numa criação assinada pelos realizadores Hamilton Luske e Clyde Geronimi. Seguir a vida de Um Americano em Paris, de Vincent Minnelli, é só dia 15 de Janeiro. E dia 22, viaja-se até Madagáscar, a sequela.

As sessões começam às 16 horas. Os bilhetes para crianças e jovens até aos 16 anos têm o valor de 1 euro.

No final do mês de Janeiro, os mais novos podem pôr em prática o que aprenderam ao ver as películas com o ateliê As Sombras Mágicas dos Animais. A actividade tem lugar dia 29 às 11.30 horas. O bilhete custa 2,50 euros por criança.


Obama vai em cantigas

Foi traduzido e publicado recentemente em Portugal o livro para crianças que Barak Obama escreveu: De Ti Eu Canto, Carta às Minhas Filhas. O presidente dos Estados Unidos da América conta 13 históricas sobre algumas das mais emblemáticas figuras do seu país, desde ídolos musicais como Billie Holliday, a políticos relevantes, como Abraham Lincoln. São assuntos de gente grande o que aqui se conta, com jeitinho que é para os mais novinhos perceberem… A obra conta com ilustrações do artista Loren Long que já desenhou também um dos livros infantis escritos por Madonna.
O livro foi editado pelas Edição Alêtheia e está à venda nas livrarias por 15 euros.


A brincar, a brincar, já sei o a, e, i, o, u


 Museu Berardo, em Lisboa, convida os mais novos a dar um bom uso à massa cinzenta.
Nos restantes fins-de-semana do mês – e também até Fevereiro –, os mais novos são convidados a explorar, com a ajuda dos monitores, a exposição Tinta nos Nervos – Banda Desenhada Portuguesa.
As oficinas têm o valor de 2 euros por criança e as marcações devem ser feitas através do telefone 213 612 800.

Os mais novos na cidade do conhecimento

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra programou para o primeiro trimestre de 2011 uma série de actividades que pretendem trazer as crianças para o museu. Os miúdos vão poder passar os sábados a decifrar enigmas que deram que pensar a Einstein, Copérnico ou Leonardo da Vinci.
Os ateliês decorrem todos os sábados às 15 horas. Cada criança deverá pagar o valor de 4 euros. As inscrições podem ser feitas através do e-mail geral@museudaciencia.org ou do telefone 239 85 43 50.

Bebés: dê-lhes música



Domingo, dia 16 de Janeiro, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, vai dar música aos mais pequeninos. Os Concertos para Bebés – Sons de Luz são pensados para quem ainda gatinha e não vai muito longe sem ser ao colo. A ideia é musicar a vida de crianças entre os 3 meses e os 3 anos. O programa é inspirado na Teoria de Aprendizagem Musical do professor e pedagogo norte-americano Edwin Gordon que defende que o desenvolvimento emocional das crianças é mais saudável se estas forem sensibilizadas para a música, desde pequeninos – o mesmo é dizer desde a altura em que se lhes torce o pepino.
Estão dois espectáculos marcados. O primeiro para as 10 horas e o segundo tem lugar às 11.30. O valor dos bilhetes oscila entre os 12,50 e os 17,50 euros, dependendo da idade dos miúdos.

Marionetas dão corda ao relógio

Tik-tak, encenada por Carlos Lança e “interpretada” por Joana Ribeira, é o nome da peça de teatro que inaugura o palco do Museu da Marioneta em 2011. Esta é a história de dois duendes dos bosques que vão contando histórias familiares, ou não fossem elas sobre personagens tão acarinhadas como a polegarzinha ou a personagem principal da história da princesa e da ervilha, entre outras.
Para grupos escolares, há sessões de quarta a sexta-feira às 10.30 horas. Para as famílias, a opção é sábado às 16 horas ou domingo às 11.30. Para as crianças o valor do bilhete é de 5 euros. Os adultos pagam 7 euros.

Divirtam-se!!!

Fonte: Escape .pt

Sem comentários:

Enviar um comentário