-->

12 de agosto de 2010

Descobrir Lisboa

Agosto é sinónimo de confusão. De enchentes, de praias a abarrotar, de filas infindáveis de trânsito em direcção aos locais mais frescos, de restaurantes e esplanadas cheias. Certo? Sim mas não em Lisboa. Em Lisboa, Agosto significa liberdade. De espaço e de tempo.
   
Vá às compras
Se há altura em que as lojas e os centros comerciais se enchem de gente é durante os saldos. E Agosto é época de saldos. A vantagem é que, como uma grande maioria está de férias, os shoppings estão mais vazios e as lojas também. Ou seja, uma oportunidade de ouro para ir calmamente às compras e, ainda por cima, a preços mais baixos. Se está de férias, aproveite para explorar o comércio tradicional. Vá conhecer aquelas lojas das quais tem ouvido falar tanto mas que nunca teve tempo para explorar. E como algum do subsídio de férias ainda deve andar pelos bolsos, nada melhor que juntar o útil ao agradável.
   
Escurinho e pipocasIr ao cinema ao fim-de-semana pode tornar-se num verdadeiro pesadelo. Seja à tarde ou à noite, as sessões estão sempre cheias... Bom, Agosto é um bom mês para o fazer de forma sossegada. Experimente ir à sessão das 15 ou das 16 horas num domingo. Vai ver que é quase como se estivesse em casa mas com um ecrã tamanho gigante e uma excelente qualidade de som.
   
Entre as 6 e as 9
Não fique deprimido por estar a trabalhar num mês que é, por tradição, de descanso. Para compensar, ao final do dia, e depois de várias horas enfiado num escritório, meta-se no carro e rume à margem sul. O trânsito infernal que se vive nas pontes (Vasco da Gama e 25 de Abril) desaparece, como que por magia, durante estes 31 dias. Por isso, há que aproveitar. Vá até à Costa da Caparica e veja o pôr-do-sol numa das muitas praias que encontra ao longo de 15 km de areal e mar. Dê um mergulho ou faça uma caminhada junto ao mar... Sente-se numa esplanada, peça uma cerveja e uns petiscos e deixe-se ficar até ao cair da noite.
   
Jantar fora
Se ao longo do ano, é difícil conseguir fazer uma reserva nalguns restaurantes da cidade, em Agosto isso já não se verifica. A cidade está mais deserta e, consequentemente, alguns dos espaços mais in da capital ficam mais disponíveis. Uma excelente altura para um jantar no tal restaurante sobre o qual leu tão boas críticas ou cuja cozinha é dirigida pelo tal chef que tanto aprecia. Dê-se a esse luxo. Vá jantar com calma e sem listas de espera.
   
Cultura nocturna
O Instituto dos Museus e da Conservação continua a apostar na abertura dos museus à noite durante os meses de Verão. Depois de jantar, em vez de ficar no sofá, vá respirar um pouco de cultura. No dia 12 pode visitar o Museu Nacional de Arqueologia e no dia 19 de Agosto pode visitar o Museu do Chiado e o Museu Nacional de Arte Antiga. A iniciativa 5.as à Noite nos Museus funciona todas as quintas-feiras do mês, até 23 de Setembro, estando os espaços aderentes abertos até às 23 horas.
   
Por si e pelo ambiente
Esta até pode ser uma sugestão antiga mas a verdade é que continua a fazer todo o sentido. É verdade que em Agosto há muito menos trânsito tanto em Lisboa, como nos acessos à capital. Mas também é certo que os transportes públicos ficam menos apinhados de gente. E assim sendo propomos que ao longo deste mês deixe o carro em casa. Além do dinheiro que vai poupar, pode aproveitar o tempo das viagens para ler, por exemplo. Ou aproveite para ver a cidade de um ponto de vista diferente. Seja de metro, de autocarro, de eléctrico ou de comboio. Ah! O ambiente também em agradece. Haja um mês por ano em que se respire melhor em Lisboa.
   
Lisboa, menina e moçaE por falar em ver Lisboa com outros olhos, que tal aproveitar o sossego para passear pela cidade? Vá até aos bairros mais castiços da cidade, como Alfama, Madragoa, Castelo ou a Graça. Já parou para pensar porque é que estes locais estão sempre cheios de turistas? Pois, é porque valem mesmo a pena serem visitados. Almoce numa tasca, passei pelas ruas estreitas, coma sardinhas assadas, conviva com alfacinhas de gema e, à noite, ouça cantar o fado.
   
Dias e noites animadosAté 14 de Agosto decorre mais uma edição do Festival dos Oceanos. Há museus abertos à noite, espectáculos de rua, tertúlias e noites de fado. Este ano, o festival tem como tema central o Centenário da República e as iniciativas realizam-se em locais como o Parque das Nações, a Praça de Camões e a Doca dos Olivais.
Outro evento que vai animar a cidade a partir do dia 12 deste mês é o Lisboa na Rua. A cultura vai sair dos edifícios e vai espalhar-se pelas ruas, pelos jardins, pelos miradouros e coretos. Cinema ao ar livre, actuações de grupos musicais e orquestras de jazz e ainda um festival de máscaras e comediantes.
No Centro Cultural de Belém, até dia 29, o que não falta é diversidade cultural e artística. É a 4ª edição do Festival CCB Fora de Si que este ano destaca as manifestações culturais oriundas de países latino-americanos. Música, dança, teatro, performances e cinema para ver e ouvir ao ar livre nos vários espaços exteriores existentes no CCB. 
 
                                                                                                                                      Fonte:http://www.lifecooler.com/ 

1 comentário: