-->

6 de julho de 2010

Curta o Verão com saúde




Hello everyone, tenho andado meio afastada este calor também não ajuda em nada...
E tenho andado com a vidinha ás voltas... têm andado meio complicado.

Para compensar o tempo ausente deixo-vos algumas dicas para seguir neste verão e aproveitar o seu melhor:

Verão é habitualmente sinónimo de sol, praia, mar, férias e descanso mas, por vezes, alguns problemas impedem-nos de usufruir em pleno desta época do ano. Basta, no entanto, tomar algumas precauções para que isso não aconteça.

Para evitar uma gastrenterite não se esqueça de que os alimentos cozinhados não devem ficar mais do que duas horas à temperatura ambiente e quando reaquecidos devem atingir uma temperatura que destrua qualquer microrganismo prejudicial à sua saúde. Antes de cozinhar deve lavar convenientemente as mãos e os utensílios a usar. Quanto aos legumes e frutas devem ser desinfectados com algumas gotas de lixívia.

Deve ingerir, por dia, dois litros de líquidos (água, sumos naturais, chá frio...) para evitar uma desidratação e em determinados locais deve usar apenas água engarrafada. Evite o gelo quando dúvida da água com que é feito.
Respeite o tempo de digestão e evite exposições solares prolongadas e nas horas de maior calor e não se esqueça dos meios protectores. Previna-se contra as picadas dos insectos, usando um repelente, sempre que for necessário.
Se for viajar leve consigo uma pequena farmácia.

O sol bronzeia, embeleza, e até há estudos afirmando que sua presença ajuda a espantar a depressão. O sol também é indispensável para a pele sintetizar a vitamina D presente em alguns alimentos.

Mas todas essas vantagens só ocorrem se os raios solares forem aproveitados em horário apropriado, ou seja, até às 10 da manhã (11h, para o horário de verão) e a partir das 16 horas (17h para o horário de verão) e com a protecção necessária.

A exposição excessiva ao sol, principalmente nas pessoas de pele clara, leva a alterações cutâneas e ajuda a reduzir a hidratação natural da pele, que contém 70% de água em sua composição.

As pessoas de pele morena e negra também precisam de se proteger do sol. Embora a melanina – pigmento que confere cor a pele – aumente a protecção contra os raios UVB, não as protege contra os raios UVA. Na prática, a protecção dá-se na parte mais superficial da pele, o que faz com que as pessoas de pele escura sintam menos ardência quando expostas ao sol, fazendo-as acreditar que estão seguras.

A acção do sol na pele é lenta e cumulativa e a maior parte da radiação acumulada ocorre nos primeiros vinte anos de vida, trazendo envelhecimento precoce, manchas, perda de elasticidade da pele, lesões pré-cancerosas e câncer de pele.

No entanto, pode-se reduzir em 85% as chances de se desenvolver esse tipo de câncer ao se proteger a pele desde a infância. Em qualquer actividade ao sol, seja inverno, verão, cedo ou no final de tarde, é preciso aplicar protector solar, que deverá ter factor de protecção (FPS) em torno de 30 (e não menor que 15, que pode ser usado para as peles morenas ou negras).

Deve-se aplicar a protecção 30 minutos antes da exposição solar para que a pele absorva o produto. É preciso reaplicá-lo a cada duas horas e com mais frequência, no caso de suor intenso e mergulhos. É bom lembrar que lugares de grande altitude, como regiões montanhosas, a radiação aumenta, exigindo maiores cuidados.

A protecção da pele também se faz através de chapéus de aba larga, roupas para proteger os ombros, óculos escuros e guarda-sóis largos e de lona. Mas, a exposição solar não acontece só na praia, logo proteja-se sempre!

Um dos efeitos negativos do aumento da temperatura e da humidade é a micose cutânea, que aparece nas dobras do corpo ou nos dedos dos pés, em forma de frieiras, no tronco ou nas unhas.

É preciso manter sempre secas as regiões como virilha, entre os dedos, abaixo das mamas e unhas, seja com o uso de roupas e calçados confortáveis e arejados, seja com a ajuda de produtos.

A perda de líquidos e sais minerais é muito grande devido à transpiração intensa provocada pelo calor. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de água, chás e sucos, sem que seja preciso sentir sede. A sede já é sinal de que o organismo está em desequilíbrio, com défice de líquido.

Na brincadeira, as crianças se esquecem-se de procurar algo para beber, aí cabe aos adultos ficarem atentos.

Assim dá para aproveitar o que há de bom na estação...

Sem comentários:

Enviar um comentário