-->

23 de setembro de 2010

Actividades para celebrar a chegada do Outono!

A Fundação de Serralves, no Porto, e o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, convidam os mais novos para uma série de actividades que têm como objectivo dar as boas-vindas ao Outono. O começo do ano lectivo é também motivo para novos ateliês que irão, certamente, agradar a miúdos e graúdos.





Festa do Outono

A Fundação de Serralves, no Porto, organiza a 26 de Setembro a segunda edição da Festa do Outono, promovendo na Quinta do Parque um conjunto de actividades para toda a família, como teatro de marionetas, música e uma feira de flores e de produtos biológicos, entre outras. A iniciativa, que tem como objectivo celebrar a nova estação, coincide com um domingo e, por isso mesmo, é de acesso gratuito. Para além de diversas actividades relacionadas com a nova estação, haverá ainda uma Feira do Livro Infantil e uma Feira de Flores e de Produtos Biológicos, com venda de compotas, ervas aromáticas e azeites. Durante este dia de celebração do Outono, estão previstas também uma série de Oficinas em Família, a decorrer em contínuo entre as 10h00 e as 19h00, com destaque para as oficinas "Bonecos do tempo dos Nossos Avós" e "Cozinha Solar". Música e exposições fazem igualmente parte do programa desta segunda edição da Festa do Outono.




Mercadinho do Equinócio

O Centro Cultural de Belém convida os mais novos a celebrar o equinócio neste mercadinho, onde podem vender as traquitanas que já não querem lá por casa - brinquedos antigos, bolas de futebol, livros ou até mesmo roupa - e partilhar criatividades. Assim, este sábado, dia 25 de Setembro, os miúdos podem mostrar aquilo de que são capazes, como fazer truques de magia, tocar um instrumento, fazer malabarismos, entre muitos outros talentos que andem escondidos e que ainda ninguém conhece. No Mercadinho do CCB, a decorrer no Jardim das Oliveiras, das 11h00 às 17h00, os miúdos podem também vender as suas tralhas a um preço máximo de 1 euro. Uma iniciativa de entrada livre.

                                                                 ATELIÊS


 

Viagem no Vento

Músicas do mundo, apresentadas em viagens feitas ao sabor do vento, dão forma a este workshop, a decorrer na Casa da Música, no Porto, em que a concertina e as percussões ditam as regras. Nesta iniciativa, as crianças são estimuladas a interagir com sons e ritmos próximos ou distantes, sendo à boleia de brincadeiras que descobrem a música como um grande território de contrastes onde todos são bem recebidos. Esta Viagem no Vento está marcada para este domingo, dia 26 de Setembro, às 11h30 (0-18 meses), 15h00 (18 meses-3 anos) e 16h15 (3-5 anos), na Sala de Ensaio 2 da Casa da Música. O preço de participação é de 10 euros (criança + adulto) e 5 euros (segundo acompanhante).

Ateliê de Circo

Com o Outono chegam também as aulas. E, porque não, ateliês que têm como objectivo dar uma formação extra curricular aos mais novos. O Chapitô preparou, por isso mesmo, uma série de cursos livres que proporcionarão uma aprendizagem artística e, simultaneamente, lúdica aos miúdos. Um deles é o Ateliê de Circo, onde os mais novos entram em contacto com as artes circenses. Os cursos têm a duração de um ano lectivo e culminam com uma apresentação pública, a decorrer no Chapitô no final do mês de Julho de 2011. As inscrições têm um custo de 20 euros. A mensalidade é de 25 euros.

Iniciação ao Cinema

Graças ao curso de Iniciação ao Cinema, da Oficina das Cores, na Amadora, os mais novos podem conhecer o mundo existente atrás do grande ecrã, vestindo a pele de um realizador ou actor. O curso está dividido em três módulos, cada um deles com a duração de 10 horas. Aulas teóricas, visualização de filmes, desenvolvimento da capacidade criativa e imaginativa e a criação de um pequeno filme, são alguns dos tópicos que compõem este curso. Ao sábado, das 16h30 às 18h30, e à quinta-feira, das 16h50 às 18h50. A mensalidade do curso é de 65 euros.

Big Band Júnior

O êxito do curso Férias com Jazz levou o Centro Cultural de Belém a alargar ao corrente ano lectivo as actividades de formação. As audições têm lugar este mês e os 25 seleccionados irão formar a Big Band Júnior. As aulas têm a duração de duas horas e decorrem até Junho de 2011, nas instalações da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Clube de Portugal, em Alcântara, às segunda-feiras, das 18h30 às 20h30. A direcção pedagógica é de Claus Nymark. Ao longo do ano lectivo, a Big Band Júnior vai subir ao palco do CCB três vezes, respeitando sempre os períodos de aulas e de férias previstos no calendário escolar. O preço da inscrição é 40 euros, mais 40 euros mensais e 8 euros do seguro.


E MAIS!

 

Festival Internacional de Marionetas do Porto

Esta a decorrer, na cidade Invicta, mais uma edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto, este ano com nova vida e novo formato. Nesta 21ª edição do evento, estão agendadas mais de quinze peças, nacionais e internacionais, com várias sessões, para que miúdos e graúdos não percam pitada. Para além dos espectáculos, estão preparados vários workshops e sessões sensoriais com artistas. O festival decorre até este domingo, dia 26 de Setembro, no Campo Mártires da Pátria, no Porto. Muitos dos espectáculos são grátis, mas há outros em que os preços
variam entre os 3 e os 10 euros.


Fonte: http://aeiou.escape.expresso.pt/muito-bom-miudos/miudos-actividades-para-celebrar-a-chegada-do-outono:33-1123140

Sem comentários:

Enviar um comentário