-->

19 de setembro de 2010

Curiosidades

 Porquê comer devagar?!

Sabia que as pessoas que se alimentam mais rapidamente tendem a ingerir uma quantidade de alimentos superior às suas necessidades? E que muitas vezes estes hábitos de consumo se repercutem numa maior dificuldade em gerir o peso corporal?

Ritual: Mastigue todos os alimentos de forma lenta e pausada, saboreando-os melhor e durante mais tempo e facilitando também os processos de digestão a percepção de saciedade.


Os hábitos alimentares são cada vez mais um tema de conversa (e de interesse) no nosso dia-a-dia. Vários factores - como as constantes menções e recomendações alimentares por parte dos especialistas das mais distintas áreas da saúde, o mediatismo gerado na comunicação social em torno da desta temática, e o acesso cada vez mais facilitado a credíveis fontes de informação que testemunham a associação entre uma alimentação equilibrada e uma melhoria nos indicadores de saúde e bem-estar – têm contribuído fortemente para este fenómeno. Contudo, convém ressaltar que, para além dos alimentos que ingerimos, também a forma como o fazemos é fundamental para uma melhor digestão, melhor controlo do peso e melhor apreciação das nossas escolhas.


A mastigação lenta e eficiente dos alimentos e a sua ingestão compassada - com pequenas pausas entre cada deglutição - é ponto-chave no nosso dia alimentar. Três razões principais justificam esta afirmação: 1) Uma mastigação incompleta resulta numa fragmentação insuficiente dos alimentos, maior tempo de digestão (e eventual maior absorção de alimentos) e maior sobrecarga do sistema digestivo; 2) Os sinais de saciedade que o estômago transmite ao cérebro não são imediatos à ingestão alimentar - facto este que explica os mais frequentes excessos alimentares e a maior prevalência de excesso de peso e obesidade entre pessoas com maior voracidade alimentar; 3) Como as papilas gustativas se encontram localizadas na cavidade bucal (onde começa a digestão!), será difícil conseguir uma verdadeira e agradável apreciação dos alimentos no decorrer de uma refeição apressada.


Assim, procure optimizar os seus hábitos de consumo alimentar, começando por exemplo pela preparação cuidada das refeições e pela escolha de um ambiente calmo, sereno e que despolete uma relação positiva e saudável com a alimentação.


CONSIDERAÇÕES:


• Reserve pelo menos 30-45 minutos para as suas refeições principais e 10-15 minutos para as suas refeições intercalares, deglutindo calmamente os alimentos que escolheu.


• Deixe que os alimentos “passeiem” pela sua boca: analise os seus contrastes e texturas, distinga os sabores básicos como o doce, o ácido, o amargo e o salgado, e torne-se um verdadeiro apreciador de gastronomia de qualidade.


• Não dispense companhia no horário das refeições. Seja com a família, amigos ou colegas de trabalho, poderá sempre aproveitar os momentos de conversa para pequenas pausas entre cada deglutição.



• Procure que, nas refeições em grupo, seja o primeiro a começar a comer e o último a acabar. Contudo, tenha presente que o objectivo é alimentar-se mais devagar, sem aumentar a quantidade de alimentos habitual e que considera ser suficiente.

• Habitue-se a pousar os talheres várias vezes no decorrer da refeição. Se o conseguir realizar durante alguns segundos após cada “viagem” à boca, tanto melhor!


• Pergunte-se com frequência "Ainda tenho fome?" ou "Já estou satisfeito/a?". Muitas vezes a nossa ingestão alimentar é superior às nossas reais necessidades…




Fonte: http://www.gastronomias.com

Sem comentários:

Enviar um comentário